INTRODUÇÃO À GEOBIOLOGIA - 02

Geobiologia: “Ciência que estuda as relações da evolução cósmica e geológica do planeta com as condições de origem, de composição físico-químico e de evolução da matéria viva e dos organismos que ela constitui”. (Larousse do XX século, edição de 1930)
Há uns cinquenta anos após a grande guerra e consequente retomada do crescimento industrial e comercial as instalações elétricas eram mínimas, nas residências elas limitavam-se a uma tomada e uma lâmpada por cômodo. O radio era em ondas médias e curtas, com aparelhos a válvulas. Hoje em dia apesar da brutal transformação deste quadro continuamos mantendo o mesmo olhar de inocência em relação às mudanças havidas. Substituímos as árvores de nossas ruas por postes de concretos distribuidores da monstruosa teia de uma aranha frenética, milhões de fios cruzados sobre nossas cabeças distribuindo eletricidade, telefone, dados, TV, etc. Também sob nossos pés a dois metros de profundidade um labirinto de cabos de força, de canos de água com pressão, uma malha de canos metálicos de distribuição de gás e imensos canos de esgoto doméstico e de águas pluviais. Infelizmente a lista é bem mais longa:
TV VHF.
TV UHF.
Radar.
Rádio FM.
Forno micro-ondas.
TV por satélite.
Transmissões de rádio em toda a gama do espectro eletromagnético.
Telefones celulares nas várias bandas.
Estações transformadoras.
Aparelhos de exame tipo raios x e etc.
Todos os aparelhos eletrodomésticos.
Linhas de alta tensão.
Os fenômenos ligados à corrente elétrica, efeito térmico, campo elétrico, campo magnético, acoplamento indutivo e capacitivo.
Eletricidade estática, ionização.
Radioatividade natural, gás radônio.